Notícias

Mulheres do Agro - Claudia D’Agostini

Cláudia e Ângela fizeram questão em colocar a mão na massa.

 

 

Não só administrar o negócio da família, mas plantar, colher, fazer todo o manejo e até a manutenção do maquinário.

 

Pais de duas filhas, Claudio e Maria D’Agostini, de Sabáudia, poderiam ter um problema em mãos em relação a sucessão familiar se os dois não pensassem de forma diferente, mesmo em uma época em que o meio rural era essencialmente masculino. Desde cedo, eles sempre incentivaram as filhas Cláudia e Ângela D’Agostini a se envolverem com o agronegócio.

 

Mas, como lidar com o dia a dia da propriedade envolvia normalmente trabalho pesado, onde força bruta era fundamental, eles buscaram incentivar as filhas a fazerem Administração e aprenderem a gerenciar o negócio. Com o avanço da tecnologia, que facilitou tremendamente o trabalho no campo e sentindo que só administrar, sem conhecer a prática diária no sítio, não bastava, as duas irmãs decidiram acompanhar o pai em tudo, passando a trabalhar lado a lado, há seis anos, seguindo o exemplo da mãe, que sempre foi parceira do marido.

 

“Sentimos necessidade de ir mais fundo, conhecer mais da nossa atividade, do negócio da família”, afirma Cláudia, ressaltando que hoje, o trator e a colheitadeira são cabinados, com ar condicionado e é só apertar botões. “Não precisa usar a força. Todo serviço é mecanizado”, diz. As duas irmãs aprenderam a plantar, colher, todos os manejos necessários e até mesmo a fazer a manutenção do maquinário.

 

Cláudia conta que sempre buscava escapar da faxina da casa para ir ajudar o pai a plantar ou colher. E apaixonou-se pela atividade “É um trabalho tranquilo e com um futuro promissor. É claro que tem a preocupação com o clima e outras adversidades, já que produzimos a céu aberto, mas, fazemos o que está em nossas mãos. É uma satisfação enorme quando vejo os resultados e os benefícios que traz para a economia do país, quando vejo a importância do agro. Tenho orgulho do que faço”, enfatiza a cooperada.

 

Quando Cláudia e Ângela começaram a participar dos dias de campo, palestras e outros eventos técnicos da cooperativa, eram raras as mulheres que participavam. Hoje a presença feminina é bem comum e é possível ver cada vez mais mulheres envolvidas com o agronegócio.

 

A família cultiva em média de 150 a 170 alqueires de soja, dependendo da quantidade de área que conseguem arrendar, sendo somente 130 alqueires próprios. Apesar dos contratempos climáticos nesta safra de soja, que reduziu significativamente a produtividade em grande parte do Paraná, os D’Agostini estão colhendo bem, uma média de 140 a 150 sacas por alqueire. Além de plantarem mais tarde, os intervalos entre as chuvas foram menores na propriedade do que para a maioria dos produtores. No inverno, a família planta trigo e aveia para cobertura do solo.

 

O pai, Cláudio, é ainda quem toma a decisão final, mas tudo é discutido em família e as filhas ganham cada vez mais autonomia. “Nosso pai está sempre junto, acompanhando tudo de perto e orientando”.

 

Cooperativista, a família participa do dia a dia da cooperativa. “O cooperativismo é a essência da agricultura. Na região há muitos pequenos produtores que só têm força quando estão unidos em sua cooperativa, que regula o mercado e oferece todo respaldo técnico, além de segurança e tranquilidade. Tudo é muito transparente”, resume Cláudia.

Cooperativa Coanorp está em processo de incorporação pela Cocamar

Na última sexta-feira (30/09), o quadro social da Cooperativa Agropecuária Norte Paranaense - COANORP, autorizou a...
LEIA MAIS

COANORP comemora grandes conquistas em dois anos

Para comemorar os dois anos de parceria com seus cooperados, completados dia 28 de agosto, a COANORP – Cooperativa...
LEIA MAIS

Campanha Saca do Bem – Safra Milho 22/22 - Atualização do Placar

Comemore com a gente! Com as novas doações, a “CAMPANHA SACA DO BEM 2022 SAFRINHA” atingiu 900 sacas de milho....
LEIA MAIS

Recebimento de Milho Safra 22/22

Já imaginou entregar a sua safra e não receber o que é seu? Com a Coanorp, você não corre riscos....
LEIA MAIS

Feliz Dia dos Pais

Neste Dia especial, gostaríamos de homenagear todos os pais que conseguem ser sinônimo de amor, proteção,...
LEIA MAIS

2ª Edição da Campanha Saca do Bem – Safra Milho!

Sua Safra Vira Esperança!Cada saca doada, será revertida em valor financeiro ao hospital do câncer. Vamos juntos?...
LEIA MAIS

Cultura alternativa - Sorgo Granífero.

Uma cultura alternativa que vem evoluindo na região de atuação da Coanorp é o sorgo...
LEIA MAIS

Dia do Agricultor

A força do trabalho de quem planta dedicação e colhe progresso.Parabéns aos nossos cooperados e agricultores...
LEIA MAIS

Chegando agora nova fase da “CAMPANHA SACA DO BEM 2022 *SAFRINHA* ”

E já começamos bem, com 302 sacas de milho doadas pelos primeiros produtores que destinaram uma parte de sua...
LEIA MAIS