Notícias

Mulheres do Agro - Clenira Bitiati

Clenira – família com vocação para o agro

 

 

Da cidade para o campo, a cooperada, o esposo Roni e os dois filhos descobriram na terra a grande paixão e um futuro promissor

 

“Nos últimos anos, a mulher tem conquistado seu espaço no agro, o que é muito bom porque quando a família trabalha unida, o potencial de crescimento e interação é muito maior. Mesmo as mulheres que só trabalham dando suporte aos maridos nas atividades diárias, esse apoio é fundamental. A presença da mulher ao lado do marido envolve também os filhos com o negócio da família e garante a sucessão familiar”. A afirmação é de Clenira Bitiati, de Santa Fé, que descobriu no agro não só uma paixão, mas a vocação da família.

 

Mesmo sendo a única mulher dentre os quatro irmãos, Clenira começou a trabalhar cedo e ainda criança apartava e alimentava os animais, e fazia pequenos serviços. Apesar de ser filha de produtores rurais que plantavam algodão, café e amendoim, além das criações, ela acabou indo para a cidade e se formou em Psicologia, exercendo a profissão por muitos anos. O esposo, Roni Custódio, de família de comerciantes, não entendia nada de agricultura e possuía uma padaria, e os filhos, Guilherme e Luís Paulo tinham tudo para também se estabelecerem na cidade.

 

A mudança radical ocorreu em 1997, quando Clenira herdou os 15 alqueires dos pais e como entendia um pouco do negócio, decidiu tocar a propriedade com o envolvimento de toda a família, que participando de palestras, dias de campo e tudo mais, decidiram aprender juntos como lidar com a terra. E mesmo não sendo do agro, Roni gostou tanto que acabou deixando Clenira mais a frente da padaria, enquanto ele assumia o trabalho no campo. Até os filhos optaram por se tornarem engenheiros agrônomos.

 

Atualmente, a família planta 70 alqueires próprios com soja e milho em Santa Fé e arrendam mais 350 alqueires no Mato Grosso do Sul. Os quatro se dividem, indo dois para o Mato Grosso do Sul e os outros dois ficando em Santa Fé, quando o serviço aperta. “Quando começamos, não tínhamos nem um maquinário. Tanto o plantio quanto a colheita eram terceirizados. Aos poucos, conforme fomos aprendendo a lidar com a terra e nos capitalizando, é que fomos adquirindo as máquinas e passando a arrendar terras”, comenta Clenira, que quando necessário também assume a boleia do caminhão ou a colheitadeira.

 

A família é daquelas que gosta de cuidar bem da terra, seguindo todas as orientações técnicas no manejo do solo, com análises constantes, gessagem, calagem, adubação de acordo com a demanda, além de plantarem sorgo, milheto e crotalária para formar uma boa camada de cobertura e raízes no solo. O resultado são produtividades médias de 150 sacas de soja e 240 sacas de milho segunda safra. “Este ano a estiagem castigou muito nossas áreas em Santa Fé, onde devemos colher uma média de 75 sacas por alqueire. Com um pouco mais de chuva registrada durante a safra, no Mato Grosso do Sul devemos colher uma média de 65 sacas por hectare, praticamente o dobro”, finaliza Clenira.

Cooperativa Coanorp está em processo de incorporação pela Cocamar

Na última sexta-feira (30/09), o quadro social da Cooperativa Agropecuária Norte Paranaense - COANORP, autorizou a...
LEIA MAIS

COANORP comemora grandes conquistas em dois anos

Para comemorar os dois anos de parceria com seus cooperados, completados dia 28 de agosto, a COANORP – Cooperativa...
LEIA MAIS

Campanha Saca do Bem – Safra Milho 22/22 - Atualização do Placar

Comemore com a gente! Com as novas doações, a “CAMPANHA SACA DO BEM 2022 SAFRINHA” atingiu 900 sacas de milho....
LEIA MAIS

Recebimento de Milho Safra 22/22

Já imaginou entregar a sua safra e não receber o que é seu? Com a Coanorp, você não corre riscos....
LEIA MAIS

Feliz Dia dos Pais

Neste Dia especial, gostaríamos de homenagear todos os pais que conseguem ser sinônimo de amor, proteção,...
LEIA MAIS

2ª Edição da Campanha Saca do Bem – Safra Milho!

Sua Safra Vira Esperança!Cada saca doada, será revertida em valor financeiro ao hospital do câncer. Vamos juntos?...
LEIA MAIS

Cultura alternativa - Sorgo Granífero.

Uma cultura alternativa que vem evoluindo na região de atuação da Coanorp é o sorgo...
LEIA MAIS

Dia do Agricultor

A força do trabalho de quem planta dedicação e colhe progresso.Parabéns aos nossos cooperados e agricultores...
LEIA MAIS

Chegando agora nova fase da “CAMPANHA SACA DO BEM 2022 *SAFRINHA* ”

E já começamos bem, com 302 sacas de milho doadas pelos primeiros produtores que destinaram uma parte de sua...
LEIA MAIS